25/02/2017

Prisming || Photography


E se aqueles efeitos super estranhos, que olhando diríamos "Isso foi com o Photoshop.", fossem possíveis de fazer com a nossa máquina? Tipo isto:



Para os amantes de fotografia, apresento-vos o Prisming! Este efeito espectacular foi criado pelo fotógrafo de casamentos Sam Hurd, em 2012, usando um pequeno prisma. Sim aquela figura geométrica em vidro. Ao que parece aquilo faz uns efeitos brutais nas fotografias, principalmente em foto de retrato

Descobri isto o ano passado, através de uma rapariga no Youtube, que tira da mala um prisma e começa a utilizar aquilo colocando na frente da lente. Fui então pesquisar mais e adorei o efeito. Acabei comprando um para a Ellie no eBay pouco tempo depois, mas ainda não atinei com isto! 

- Esta técnica consiste em colocar o prisma na frente da lente (estando ela em modo manual), e depois é ir "rodando" conforme queiramos, para obter efeitos distorcidos e reflexos nas fotografias. Recomendam lentes wide-angle (de 24mm) e as de abertura f/1.4-50mm, para melhores resultados. (Coisa que vou chorar ali para um cantinho já volto.) O prisma tem de ter um tamanho razoável para que cubra a lente, por isso é recomendado um de 15cm. (Eu comprei um de 10cm.)

Ainda só tentei duas vezes, uma em Outubro do ano passado e hoje, num passeio a Tavira. Simplesmente peguei no prisma, e andei a rodá-lo a ver no que dava, orientando-me pelo ecrã da máquina/live view. Estes foram os meus únicos resultados que considerei decentes:

Outubro 2016
Fevereiro 2017
Acho um efeito super interessante para retratos, e sim, para fotos de casamento fica brutal.
Podem encontrar os prismas no eBay ou na Amazon.

E vocês? Já conheciam esta técnica?

7 comentários:

  1. ai adoro tenho que arranjar!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Assim que vi a tua última fotografia no instagram estranhei logo e que tinha alguma coisa por detrás! Tenho que experimentar :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  3. Já sabia disto - ando há n tempo a pensar que tenho que comprar um! Gosto muito da primeira foto, inventa, mulher! :D

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia, mas vou tomar nota da dica!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar