25/06/2016

Adeus Açaime! || Personal

*se pudesse viajar no tempo deixava uma carta para a Alice de Dezembro de 2013*

"Querida Alice, eu sei que estás impaciente porque as peças nunca mais chegam, mas olha que quando chegarem ainda vais ter de esperar mais. Vais começar em Janeiro de 2014, por isso deixa-te de birras - é Natal  e come 'masé o bacalhau com natas!


Acontece que a nossa dentição “Predator” é mais complicada do que pensavas e vais ter de ir colocando o aparelho aos bocados. Vais começar com um pouco do teu maxilar superior. Um lado estava tão “metido para dentro” que para acertares o resto será necessário alinhar um bocadinho a mordida. Só em Maio de 2014 é que vais colocar a parte debaixo e vais estranhar. Vais-te sentir insegura porque a tua boca vai estar estranha quando fechada (lembrando um jacaré), cheia de aftas, e vais pôr de parte os teus batons coloridos para não chamar mais à atenção. Entretanto os teus dentes vão afastar-se, juntar-se, e afastar-se novamente, e vais tirar os tais cisos que te faziam chorar de tantas dores. Mas um em particular vai-te dar umas dores bem chatas ao tirar (vais sentir tudo basicamente), e com todos eles irás tomar muito antibiótico (para prevenção). Aos poucos vais-te sentir melhor e os elásticos cheios de cor e os teus batons voltarão à carga.

FEV.'15 - Eis o sorriso estranho, e podem ver aqui o que me referia ao "canhoto". Estava todo para a esquerda!
2015 vai ser maioritariamente o ano dos sorrisos desdentados. Sim, em Março vais tirar um pré-molar do lado superior direito - o dente equivalente ao tal do lado esquerdo que te tiraram há uns anos e que foi o responsável por teres o sorriso “torto”. Mas não tenhas medo, porque vais rir imenso à pala dessa “falha”. Vais pintar o olho de roxo (a imitar sangue pisado) e vais andar em casa a dizer que “andaste à porrada”.

Mas se achavas que as dores que sentiste ao tirar o tal ciso eram horríveis, eu vou ter de te preparar… Porque na consulta de Abril vais tirar os primeiros pré-molares inferiores (de uma vez só) e o aparelho vai ser apertado para fechar esses espaços. Vais chorar com muitas dores dessas extracções, comer muita sopa, e continuar a chorar com dores por os dentes estarem a recuar. Vais dizer e com razão que foram as piores dores que tiveste desde que tens o aparelho, e se não as piores até à data no geral! 

à esq. - completamente anestesiada do nariz até ao pescoço, com um sorriso descontrolado e a morder algodão;
à dta. -  o sorriso desdentado que me acompanhou por muito tempo;
Vais ter aqueles momentos onde vais querer desistir, e sentires-te arrependida por teres posto o “açaime”, mas assim que começares a ver resultados vais ficar radiante (e vai haver uma chuva de batons da mac, por isso vai juntando trocos porque vais coleccionar muito batom)! 

2015 chegará ao fim, e terás os espaços todos fechados. Mas vais ficar impaciente novamente porque eles aparentam estar direitos, mas faltará os "elásticos maravilha" para alinhar a mordida – coisa que começas a usar em Maio de 2016 e chiça que é super irritante. Sentirás que esse mês irá passar muito mais devagar, mas irás olhar para trás e verás que todas as dores e fases estranhas que tiveste foram por uma boa causa.

Muito importante! - junta € para as contenções. Até te vai "cair os tomates" quando for para pagar essa parte. No mesmo dia farás os moldes e terás isso pronto, mas digo-te já que vais falar "sopinha de massas" as primeiras 24/48h, e terás aftas outra vez. E convence-te de uma coisa, elas são para usar para o resto da vida.

Acredita, vais sentir saudades do aparelho, vais sentir que te falta algo, até porque ele foi parte de ti - entre aspas! Agora um pouco de paciência porque estes três anos e meio, acredita, irão voar num instante! 

Coragem, porque vai valer a pena!
E depois de tudo isto, SORRI MACAMBUZIA!"



podem encontrar-me aqui:



6 comentários:

  1. Nota-se realmente a diferença!

    Também eu usei aparelho desde os 11 anos até aos 16...

    ResponderEliminar
  2. Vou usar aparelho ainda este ano e preferia estar na ignorância e não ter lido este post :P pensar positivo: resultados!

    ResponderEliminar
  3. Deve ser bem estranho não ter nada depois de tanto tempo com uma coisinha dessas nos dentes... Felizmente, nunca precisei de usar, e olha que depois desse teu relato, se precisasse, não teria muita vontade de o pôr ahah De qualquer das formas, tive de tirar os 4 dentes do siso, porque não tinha espaço para eles crescerem, mas a minha experiência foi bem melhor. Não tive dores nenhumas, nada mesmo. Nem durante o crescimento, nem depois de os ter tirado :)

    Muitos sorrisos livres para ti!

    ResponderEliminar
  4. Ahh, a tua história com o aparelho é bem mais complicada! Eu apenas tive de endireitar um dente (e arranjar espaço para ele). Até dói ler sobre aquilo por que passaste, Alice! Mas o importante é que já está e ficaste com um sorriso LINDO!
    E sim, as contenções são para o resto da vida. Quase 10 anos depois de ter tirado o meu pouco as uso, mas devia, porque os dentes são matreiros e mexem-se mal têm oportunidade. Se ficas muito tempo sem as por, mal as colocas vai começar a doer!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. A cena do pirata é tão algo que eu faria! Não imagino as dores dos elásticos, felizmente tenho a mordida direita, só tinha mesmo os dentes tortos. Let's hope que fique livre do açaime rápido também.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  6. eu tb tinha que usar mas nao vai ser tao cedo infelizmente :P

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/2016/07/youre-my-playground-love.html

    ResponderEliminar