09/10/2015

Como tiro e edito as fotos para o blog? || Blog related


Tinha falado de como me organizo com o blog. 
E hoje é sobre como tiro e edito as fotografias. ^^

A Fuji foi minha ajudante quando comecei o blog - até princípios de Janeiro. Devo admitir que fez um trabalho muito bom para uma máquina compacta. Era uma questão de aproveitar as boas horas de luz natural (e alguma paciência porque a jovem achava que tinha autoridade para fazer as coisas como queria, ou seja, desfocava o que eu queria focar). Depois adquiri uma nova ajudante: a gordinha Ellie.

Com ela tive de aprender porque foi muito pouco o contacto que tive com máquinas DSLR. Parecia como se tivessem dado uma máquina a um chimpanzé. Mas com calma lá fui atirando. Dou-vos então umas dicas gerais de como tiro e trato das fotografias para o blog. ^^

- Para coisas relacionadas com o blog:
Reviews, produtos adquiridos (new in), entre outras coisas, costumo fotografar sobre um fundo branco. Um fundo liso é o melhor pois assim dá destaque ao que queremos mostrar, e podem sempre acrescentar “acessórios” para a imagem ficar mais composta. Ou até mesmo fotografar fundo com padrão, tipo mármore ou madeira, que dão sempre outro toque.

E de onde arranjei esse fundo branco? Na Staples, isto porque na Universidade tive de comprar um rolo de papel gigante para as minhas aulas de desenho. E como sobrou imenso, tenho um “tapete” branco onde colo um lado na parede e estendo até ao comprimento necessário. Mas o rolo é caro e não compensa para o pretendido. Podem optar por construir um pequeno set, ou uma light box, com cartolinas ou k-line que é mais resistente. Eis um tutorial bastante interessante e simples:


- A melhor altura para tirar as fotos é durante o dia: 
A luz é natural ou seja que as cores são mais aproximadas ao que vemos com os nossos olhos. E claro, as fotos ficam sempre mais bonitas. Quando não conseguia essas horas, usava luzes apontadas para o produto que queria fotografar. Mas notava-se perfeitamente que a luz é artificial e que foi tirada de noite. Já a light box sempre atenua esse efeito. Ao usar folhas nas laterais as luzes suavizam. 

- Para minha imagem de título:
Costumo aproveitar sempre alguma fotografia "não escolhida" para tal, porque como coloco sempre um filtro desfocado não tem muita importância se ela já estiver meio desfocada. Quando as imagens têm a marca água, até mesmo nos títulos, significa que a imagem é da minha autoria

- Depois das fotos tiradas é tempo de editá-las, e como? 
Coloco as imagens no Photoshop, mexo nos níveis da imagem (image-adjustments-levels), puxo as cores (image-adjustments-vibrance), e dou alguns retoques que sejam necessários. Escolho de que cor coloco a marca de água, preto para fundos claros e branco para fundos escuros). E para os títulos, a coisa é mais simples. Se necessário mexo nos níveis da imagem, aplico um filtro para “desfocá-la” e já está! 

Nota: Guardar as imagens em png. (file-save as-png) não só é o formato ideal para imagens destinadas a website, mas como mantém as transparências. Para as montagens (wishlists) por exemplo – o fundo do ficheiro editável é transparente (ou inexistente), e ao guardar ele mantém-se.


Espero que alguma destas dicas vos tenha ajudado. ^^

podem encontrar-me aqui:

10 comentários:

  1. Adorei as dicas e achei muito fixe essa ideia do set!!
    Adorei post!
    Beijinho

    girlyworld4girls.blogspot.pt

    NOVO POST LÁ NO BLOG!!

    ResponderEliminar
  2. Grande conselho, o da lightbox. Tenho sempre dificuldade em encontrar sítios para fotografar em casa, porque não há nenhum cantinho com o ar minimalista que pretendo.

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas minha querida! Também tenho de fazer uma lightbox!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK |

    ResponderEliminar
  4. Obrigadissima pelas dicas! Uso o photoshop (100% autodidata xD), mas praticamente só ajustava no menu "Curves", "Contrast/Brightness" e "Hue/Saturation". Já vi que tenho que explorar melhor estas ferramentas :)

    http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei as tuas dicas! Realmente um fundo branco dá imenso jeito <3
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. adorei o post minha querida, dicas excelentes e muito válidas!! :D beijinho

    ResponderEliminar
  7. Estou a começar a explorar um pouco mais o mundo da fotografia e estas dicas são uma bela ajuda! Obrigada :D Excelente post!

    ResponderEliminar
  8. Adorei as dicas, é semelhante ao que eu faço :p

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Excelentes dicas! A ver se consigo recrear a light box como no video eheh
    Beijinhos,
    Vou de Saltos

    ResponderEliminar
  10. Adorei as dicas! Tenho mesmo de construir uma espécie de light box :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar