06/10/2015

Como organizo as minhas publicações para o blog? || Blog Related


A forma como organizo o blog, até é bastante simples.
Mas um bloco de notas à mão é fundamental para me orientar!

Mas eu vou explicar-vos como funciona comigo, pode ser que vos ajude também. ^^
São três dicas super simples!


Em primeiro lugar – um bloco de notas. Sem isto não me organizava!
Um bloco de notas dá sempre jeito para ideias súbitas, assim podemos escrever/desenhar logo o que estamos a imaginar para o blog. Porque depois ou acabamos por nos esquecer ou falha sempre algum detalhe. Eu ando sempre com um na mala, que já vos mostrei aqui. E outro à cabeceira. Sim, quando o sono não vem e estou com a imaginação apurada, toca a rabiscar o papel. Mas como o uso para o blog, uso também para o meu dia-a-dia.

2º - Depois das ideias mais ou menos apuradas, passo os textos para o Word.
Sim, mas numa forma muito geral, tipo rascunho. Só quando é para publicar é que copio e volto a escrever no Blogger. Isto para me certificar que o conteúdo está bem estruturado, se tenho algo a acrescentar, e claro, evitar os erros ortográficos.

3º - O “Planear os posts”.
Tudo bem que tenho tudo em rascunho, mas quando é que publico? Eu não uso agenda, mas tenho uma pseudo-agenda no Excel. Digamos que tento mais ou menos ver quando vou publicar algo, ou quando é mais adequado. Até mesmo agora que o meu tempo é mais apertado, o sistema continua o mesmo. Acreditem, o Excel tem sido uma ajuda brutal no que toca a organizar datas. Houve meses que até anotei compromissos caso me esquecesse. *risos*

Eu uso este sistema:

Marco a laranja quando é algum evento, por exemplo aniversários. A verde marco o que já foi publicado e a azul serve-me para indicar fins-de-semana. No topo (na horizontal da alínea 1) costumo escrever os meses, mas se quiser postar alguma coisa nesse dia acrescento o titulo do que vou postar. É uma questão de alagar o espaço do quadradinho. E ao lado (na vertical) a numeração serve-me para indicar os dias do mês. Não é difícil pois não? ^^

E como o Excel tem  "infinita" numeração, no dia "33" coloco a contagem de quantos posts fiz, assim vou tento em conta se estou a manter o ritmo ou não, mas não é obrigatório. 


E vocês? Como é que organizam o vosso blog?
Alguma dica que queiram partilhar aqui? :D

podem encontrar-me aqui:

12 comentários:

  1. O Excel está muito bem pensado - acho que vou adoptar! Sempre dá para ter uma noção mais concreta do que fazemos...andando por cá, todas as dicas são úteis :) também ando sempre de bloco atrás de mim!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *high five para os blocos de notas!* Força nisso, espero que te dês bem com este sistema. ^^

      Eliminar
  2. És tão organizadinha que até me estou a sentir mal.
    Literalmente o que faço é ir pensado e anotando em folhas soltascardernos/agendas (ao menos isso anda sempre comigo) e depois no Domingo faço tudo. Pelo menos tem sido essa a regra desde que comecei a trabalhar.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, não te sintas. O blog é das poucas coisas organizadas da minha vida. Aliás tem sido graças a ele que tenho aprendido a organizar-me melhor. Eu sou literalmente uma cabeça de vento! E só não a perco porque está agarrada ao pescoço. xD

      Eliminar
  3. Excelentes dicas, eu sou tão organizada no dia a dia mas não no blog, é ridiculo!
    Também ando sempre com o bloquinho atrás eheh
    Beijinhos,
    Vou de Saltos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo é o contrário, no dia a dia sou uma desorganizada! xD

      Eliminar
  4. Que giro! Eu também uso o Excel :D
    Great minds think alike ♥

    ResponderEliminar
  5. nunca pensei em usar o excel. também uso um caderno que anda sempre comigo para ideias que vão surgindo, mas nunca me lembre de tal coisa como o excel! devo admitir que nunca perdi tempo a explorar as suas ferramentas.

    http://adventu-re.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Nunca pensei em fazer algo do género, mas gostei imenso! Eu uso mesmo uma agenda tradicional!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK |

    ResponderEliminar
  7. Essa dica do excel... Não estava nada à espera! Que organização tão metódica. Parabéns! :)
    Já eu aponto em tudo quanto é papel. Às vezes lembro-me na quinta que é suposto fazer um post sexta e já é o fim do mundo xD Mas vá, na minha desorganização, organizo-me bem :p
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar