07/04/2015

O Caminho das Lendas: Mercado Municipal || Photography



Quis propositadamente manter as imagens titulo deste post igual aos anteriores. E o que falta também terá o mesmo "look". Assim fica tudo igual, até porque esta mini-rubrica está quase a terminar. *beicinho*

Ora bem, o post de hoje é sobre dos edifícios mais icónicos da minha cidade. Os Mercados Municipais. Os mercados são dos edifícios mais antigos que existem na cidade. Aliás, o primeiro mercado remonta a 1866 e era apenas um telheiro sobre umas colunas. Na imagem abaixo conseguem ver ali um telheiro'zinho mesmo no meio dos barcos? É isso mesmo.


Mais tarde em 1912 deu-se o inicio à construção dos novos edifícios, e foram inaugurados em 1916. E já agora, quem desenhou o projecto foi Gustav Eiffel. Não fazia ideia! Os edifícios têm uma planta rectangular, e a segurar o telhado estão detalhes feitos em metal. Cada um deles tem quatro cúpulas com telhado metálico, e o mais próximo na imagem abaixo é para o peixe, e do fundo é o edifício para as verduras. No interior estão centradas as bancadas com o peixe e as verduras, e junto às paredes temos bancas com produtos regionais, talhos e charcutarias.

O mercado tem um enorme destaque devido à sua estrutura, e cor. A cor de tijolo contrasta com a brancura das casas cubistas. É também um pólo atrativo para os visitantes, até mesmo para os residentes, uma vez que aos Sábados de manhã faz-se o mercado ao ar livre. Agricultores e produtores de diversas zonas, expõem e vendem os seus produtos, proporcionando a quem os visita uma mistura inigualável de tons e cheiros.


Antigamente:




Hoje:



- Quando chegou a parte de fotografar o interior tive dificuldades. Primeiro porque tinha vergonha, e depois havia tanta agitação que nem sabia para onde me virar. Mas lá consegui apanhar algumas fotos onde se vê um pouco do que tem dentro. Pensei em lá voltar para fotografar mas não quis fazê-lo, não seria a mesma coisa.




- na imagem acima, podem ver uma iguaria de cá (na esq.). O Litão, ou 'pêxe seco como diz o povo. É tão bom! Põe-se de molho como o bacalhau e faz-se a tal feijoada de Litão, que por acaso já falei aqui no blog.


E já estamos quase a chegar ao final... Assim que saí daquela agitação da Praça, dirigi-me ao último ponto do nosso percurso. Por ruas estreitas cheias de história, encontra-se o local da outra lenda conhecida aqui na terra - que ficará para o próximo post. ^^

E aqui fica a pergunta, quem gosta de ir ao mercado? 

10 comentários:

  1. Não vou ao mercado, porque não tenho assim um mesmo à porta, mas ainda à dias andei pelo bolhão e é sempre agradável :)
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que vi em imagens, parece ser altamente! :)
      Beijinhos :D

      Eliminar
  2. It was very interesting to read this post and photos :)

    With love, Nastya Deutsch ♥

    http://nastyadeutsch.blogspot.ru/

    ResponderEliminar
  3. Costumo ir ao mercado com a minha mãe ao sábado. Ela adora!!
    Beijinhos***


    www.belezadizestu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de ir ao mercado e gostei muito destas fotografias!! :)

    xoxo, Sofia Pinto
    Morning Dreams | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Lindas fotos!

    http://helderschicplace.blogspot.com/

    ResponderEliminar