10/03/2015

O Caminho das Lendas - A Floripes || Photography


Já vamos a meio da nossa aventura pelo Caminho das Lendas! Da última vez tínhamos ficado pela Igreja Matriz certo? Mas para quem é novo por aqui, o Caminho das Lendas é um percurso turístico aqui da minha terrinha de pescadores, onde fiz questão de fotografar e mostrar em diversos posts.

Hoje vamos ver a Praça Patrão Joaquim Lopes (imagem abaixo), que se situa em frente dos mercados. Neste espaço está a antiga Alfândega e a estátua de uma das lendas mais conhecidas da cidade - A Floripes. Mas vamos começar pela Alfândega:


A Alfândega foi construída na Praça Joaquim Lopes, a 28 de Junho de 1842 e funcionou até 1962. O edifício é caracterizado por uma planta regular com acentuada horizontalidade, e a fachada principal possui alguns elementos arquitectónicos interessantes que a fazem destacar dos edifícios circundantes. Podemos observar isso mesmo no frontão decorado por cima da platibanda. O edifício tem sete janelas na fachada principal e tinham todas sacadas de ferro forjado. Na altura as janelas eram de madeira pintadas de branco, e as portas de madeira pintadas a castanho. Mas mais tarde a Alfândega foi modificada, porque as janelas são agora em alumínio.

Antigamente:

(vista do lado dos mercados)


Hoje:




Infelizmente não tive a oportunidade de ver o seu interior, mas pelos vistos foi bastante alterada. Em finais do século XIX, ainda servia de sede da Capitania, mas as décadas seguintes determinaram o abandono da mesma por parte das autoridades que o construíram. Hoje, no rés-do-chão tem um restaurante, uma lojinha a um canto, e um café que fica virado para as praças. E no piso superior tem a sede do Partido Socialista local, e escritórios para alugar.

..........

Agora vamos olhar para um pormenor que está nesta pequena praça, a Floripes.

A Floripes é das lendas mais conhecidas de cá. Era uma moura encantada. Mas há imensas opiniões sobre a mesma. Uns dizem que era loira... Outros dizem que era morena... Mas objectivo desta lenda (como muitas outras) era para meter medo ao povo. Para não saírem à rua durante a noite, que ela podia aparecer e encantar os homens. O motivo mais credível  seria para evitar que as pessoas testemunhassem o contrabando que seria feito durante a noite. Mas não se sabe ao certo.

A lenda em si diz que o pai dela, um rei mouro, tinha-a deixado cá. E ela vageava, pelas ruas estreitas das casinhas cubistas, á espera do homem que a levasse para casa. Uma vez que era uma jeitosa, encantava os homens que estivessem na rua à noite. Pondo à prova o amor deles fazendo os coitados andar sobre a água e a segurar uma vela...? És pouco exigente sim, oh Floripes... E se um deles conseguisse atravessar o mar até a sua terra natal, casava-se com o herói que desafiou a gravidade. Mas se a vela apagasse, ele afundava-se e morreria (obviamente), e a Floripes comia-lhe o coração... Pudera que isto não metesse medo ás pessoas! Tristes das mulheres que viviam com o medo de que os maridos ficassem "encantados" e ficassem viúvas! 

E uma vez que se tornou das lendas mais conhecidas, fizeram uma estátua o ano passado, se não me engano. Ela e uma outra que veremos num outro post. ^^


Um momento............ Afinal o espetar a perna para fora do vestido, como fez a Angelina Jolie nos Óscares de 2012 já existia! A Floripes já fazia isso nas suas missões de encantamento... Ela imitou 'masé o "momento pernil" da moura.



Ora depois de dar os bons dias á Floripes, fui em direção aos mercados... Que será o próximo post. E assim termino este com o entusiasmo do narrador do Dragon Ball - "Por isso não percam o próximo episódio porque nós também não!"


8 comentários:

  1. Que fotografias lindas, gostei bastante.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. És de Olhão?? Eu também!! A nossa terrinha ;) Gostei das fotos, muito boas e o caminho é uma iniciativa muito boa!

    beijinhos
    http://aengenheiradamoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que giro :) à diferenças mas mesmo assim à coisas que se mantiveram :)
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar