19/01/2015

O Caminho Das Lendas: Avenida da República || Photography



Lembram-se quando disse que tinha ido numa mini-aventura, armada em turista?

Pois é, na passada Sexta-feira estive a percorrer o Caminho das Lendas aqui na terrinha. Para quem não sabe trata-se de um percurso turístico, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer as lendas e histórias que o povo diz ter sido verdade na zona antiga da cidade. Mas claro que eu aproveitei a deixa para poder ver, com olhos de ver, detalhes que antes nunca tinha prestado a devida atenção. Esta curiosidade despertou porque consegui imensas fotografias antigas da minha cidade, e os pormenores arquitetónicos de antigamente ainda estão presentes nos dias de hoje.

Ora eu tinha que fotografar isso claro! (A Fuji portou-se lindamente, não precisei de levar a prima gorducha.) Tirei tantas fotografias que vou ter de dividir isto em vários posts. Até será melhor pois assim cada lugar tem o seu post respectivo.

Mas para tornar isto mais interessante, vou mostrar-vos um "antes e depois" de cada local. Vamos a isso?

Eis o primeiro local por onde passei,


-Avenida da República:

Antigamente:





Hoje:



- Antigamente na Avenida havia um cine-teatro. Foi construído no ano de 1912 sendo a “primeira casa de espectáculos cinematográficos”da cidade. Era um barracão de madeira com telhado de zinco, cuja escadaria exterior fazia lembrar um saloon. Mas na foto abaixo já tinha sofrido algumas alterações, e pela aparência estava possivelmente abandonado uma vez que a foto é mais recente.

Infelizmente houve um incidente onde o telhado cedeu, e nunca mais reconstituíram o edifício (o que é uma pena!). Mas ainda é possível ver algumas características.

Antigamente:


Hoje:



A Avenida foi o primeiro local por onde passei. O local seguinte será a Igreja Matriz, que mostrar-vos-ei em breve. Só vos digo que é muito bonita e estou com dificuldades em escolher as fotografias!


Agora pergunto-vos, existe na vossa cidade alguma casa ou monumento antigo que gostem? 


7 comentários:

  1. Adorei as fotos! :)
    Adoro o edificio da reitoria no Porto, acho-o tão lindo :3
    xoxo

    the-insomniac-owl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Amei as fotos! Muito interessante essas transformações ao longo do tempo.
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    ResponderEliminar
  3. Esse post ta demais!!
    Adorei o blog e super me identifiquei
    já estou seguindo, pode retribuir?
    http://cometaloucuras.com.br

    ResponderEliminar